Como melhorar a qualidade do meu sono?

Ter uma noite tranquila e com um sono de qualidade pode ser um desafio para muitas pessoas.

Isso porquê a falta de sono é um dos problemas de saúde mais recorrentes entre as pessoas do mundo todo. E infelizmente, esse problema não é exclusividade dos adultos: existem cada vez mais adolescentes – e até mesmo crianças – que sofrem com insônia ou sono de baixa qualidade.

E eu por muito tempo sofri com a falta de sono o que me resultava no aumento da minha ansiedade.

E por isso vou mostrar aqui nesse post algumas dicas de como você pode melhorar significativamente seu sono com mudanças de hábitos. Afinal, se eu consegui, você também pode! 😉

E se você não dá a devida atenção ao seu sono, é bom começar a dar. Porquê dormir bem é fundamental para quem quer ter ganhos significativos com a saúde e deseja proporcionar um dia com muita mais energia e disposição e uma performance muito melhor nas atividades físicas e mentais.

Melhorando a qualidade do sono

Como melhorar a qualidade do sonoPara quem deseja melhorar a qualidade do sono e busca como dormir rapido é indispensável mudar os hábitos alimentares.

Existem certos nutrientes que facilitam o relaxamento e favorecem para uma maior qualidade de sono. O magnésio, por exemplo, é um mineral que participa de diversas funções no organismo, mas também está envolvido com a boa qualidade do sono.

Este mineral ajuda a relaxar os músculos e diminuir as cãibras e o espasmo, que podem atrapalhar o sono. O relaxamento dos músculos ajuda o corpo a descansar melhor.

Alimentos ricos em proteínas também são importantes na alimentação, pois ajudam renovar os tecidos e podem promover e ajudar na regulação do nosso bem-estar e que consequentemente o vão ajudar a dormir melhor.

O tripofano é uma substância que se encontra nas proteínas e que tem influência sobre a dopamina que por sua vez é uma substância antidepressiva. O triptofano é convertido no neurotransmissor 5-hidroxitriptamina (5-HT), também chamado serotonina, e também é precursor de melatonina – principais hormônios reguladores e indutores do sono.

Diversos estudos já demonstraram que a deficiência dessa substância desencadeia uma queda na produção de serotonina no cérebro e pode afetar o humor e o sono.

Algumas fontes de proteína que você pode incluir em sua alimentação:

  • Ovo
  • Carne vermelha magra
  • Frango
  • Suplementos alimentares como o Wey Protein
  • Queijo branco
  • Leite
  • Requeijão
  • Peito de peru
  • Soja
  • Ervilha

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal. Ela não se limita apenas em controlar seu ciclo circadiano (dormir e acordar), mas é também responsável por regular outros hormônios.

E existem alguns alimentos que ajudam o corpo produzir naturalmente a melatonina, melhorando em si a qualidade do sono.

Frutas como abacaxi, banana e laranja podem aumentar de modo significativo a produção natural de melatonina em seu corpo. E alimentos como tomate, aveia, milho, arroz e cevada também são importantes na produção natural de melatonina e consequentemente são ótimos alimentos para melhorar a qualidade do sono.

A melatonina também pode ser ingerida de forma sintética que é através dos suplementos alimentares. Entretanto, aqui no Brasil não é permitido vender melatonina sem prescrição médica o que faz o seu uso ser completamente difícil para muitos.

A meditação para dormir também pode ser uma ótima aliada para melhorar, e muito, a qualidade do sono. No vídeo abaixo é revelado como fazer esse tipo de meditação:

Você sabia que o computador, tablet, notebook ou seu celular pode estar atrapalhando seu sono?

O motivo é que esses aparelhos possuem campos electromagnéticos que são ondas emitidas por aparelhos eletrônicos. Os campos electromagnéticos podem interromper a produção de serotonina e melatonina, essenciais para uma boa noite de sono e para o bom humor.

Além disso, esses campos eletromagnéticos podem interromper a glândula pineal, que ajuda a regular o sono e vigília com base nas respostas à luz e ao escuro.

A lista abaixo são dicas para você melhorar a qualidade do sono e que eu já coloco em prática:

  • Confira a qualidade do seu colchão, o mesmo deve ser confortável, deixando a coluna alinhada e os músculos relaxados.
  • Opte pelo travesseiro com penas de ganso ou plumas.
  • Troque de travesseiros a cada dois anos.
  • Tomar banho quente antes de dormir.
  • Deixar o quarto totalmente escuro.
  • Desligar todos os aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de dormir.

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