Benefícios do Ômega-3

ômega-3

Presente em grandes quantidades nos peixes de águas profundas, o ômega-3 é uma gordura poli-insaturada que tem entre seus benefícios mais reconhecidos a proteção da saúde cardiovascular e cerebral.

Por não ser produzida pelo corpo faz o ômega-3 ser um nutriente essencial a saúde e o único jeito de ter ela no corpo é por meio da alimentação ou de suplementos especializados.

As gorduras têm um papel muito importante no corpo, elas são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta.

Entretanto, existem diversos tipos de gorduras. A gordura trans, por exemplo, é uma gordura não essencial. Ela é encontrada em alimentos industrializados. O excesso dessa gordura na alimentação pode acarretar em diversos problemas como doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças.

Porem, a gordura do ômega-3 é uma gordura poli-insaturada que é essencial ao organismo. Ela auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue, ou seja, essa gordura contribui na redução do colesterol ruim (LDL) e no controle do colesterol bom (HDL). Por esse motivo faz essa gordura ser essencial na alimentação e o ômega-3 é uma das principais fontes dessa importante gordura.

Benefícios do ômega-3

A maneira mais fácil e barata de ingerir ômega-3 é através das cápsulas. Portanto, o consumo de cápsulas de ômega-3 pode ser facilmente ingerida na alimentação do dia a dia.

Pelos benefícios para o cérebro fazem as cápsulas serem uma ótima pilula da inteligencia.

O EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico)são encontrados dentro do ômega-3. Ambos são fundamentais para o desenvolvimento cerebral, eles ajudam na melhora da comunicação dos neurotransmissores.

O ômega-3 também faz bom para o coração. Ele ajuda regular a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto. O consumo de ômega-3 também ajuda reduzir os níveis de triglicérides que é um tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. E por fim, o ômega-3 ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.

O ômega-3 também é capaz de regular a pressão arterial. Ele evita a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

Assim como o goji berry o ômega-3 também ajuda melhorar a visão. O motivo é que ele participa do recobrimento da retina. Esta parte dos olhos tem o papel principal de transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro ser capaz de realizar o processo de enxergar.

O ômega-3 também pode ser um ótimo aliado contra a depressão. Isso porquê pessoas portadoras de depressão possuem níveis baixos de ômega 3 o que pode ocasionar a diminuição do número de funções de neurotransmissores e receptores. E a ingestão de ômega 3 melhora a fluidez das membranas que encapam as células nervosas e aumenta a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, melhorando assim o humor e o bem-estar.

Apesar de ser um nutriente presente principalmente nos peixes. O ômega-3 também pode ser encontrado na linhaça e chia.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17235-omega-3

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