Cirurgia Plástica de Abdominoplastia: o que devo saber?

Continuando a minha série de cirurgias plásticas, hoje vou falar sobre a abdominoplastia.

Junto com a rinoplastia, a abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas do momento.

Sobre a cirurgia

Cirurgia Plástica de Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia com objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, com isso a barriga fica mais lisa e dura.

Mas como muitos pensam, a abdominoplastia não é para queimar gordura. Ela funciona melhor para mulheres que já estão próxima do peso ideal.

Para tirar a gordura a mais indicada é a bariátrica.

A abdominoplastia pode ser feita em mulheres e homens e, é especialmente indicada para quem perdeu muito peso ou após uma gravidez e ficou com a região da barriga muito flácida.

Importante: muitas pessoas que fazem a bariátrica, também já fazem a abdominoplastia.

A abdominoplastia é uma cirurgia que demora entre 2 a 4 horas e normalmente a cirurgia é feita com anestesia peridural e o internamento varia entre 2 a 4 dias.

Tipos de abdominoplastia

A abdominoplastia é dividida em vários procedimentos.

A escolha certa vai depender, basicamente, do estado em que se encontra o paciente quando faz a primeira consulta e é examinado pelo médico.

A miniabdominoplastia, por exemplo, é indicada para mulheres depois da gravidez que sentem a necessidade de dar uma melhora no seu abdômen. Esse tipo de procedimento a cirurgia é menor, o que faz a cicatriz ser pequena também. Além disso, o tempo de recuperação da miniabdominoplastia costuma ser mais rápido.

Já a abdominoplastia extensa ou circunferencial é indica para pessoas que já conquistaram um condicionamento físico ideal, e desejam realmente retirar o excesso de pele para melhorar mais ainda as medidas.

A abdominoplastia total, clássica ou completa já é uma cirurgia, como o nome já diz, completa. Ela é indicada principalmente para pessoas que possuem flacidez por uma maior região, em que o excesso de pele se estende aos quadris e nas partes laterais e inferiores das costas.

Recuperação

O período da recuperação da abdominoplastia varia de pessoa para pessoa. E principalmente por que cada procedimento é realizado de uma forma diferenciada, assim atingindo de forma diferente ao paciente.

Mas no geral, a recuperação pode durar em média de 2 a 5 semanas.

Vale destacar que a cicatriz depende muito do procedimento realizado. Na miniabdominoplastia, por exemplo, é feita um corte pequeno e com isso a cicatriz é menor quando se comparada a abdominoplastia total onde o corte é maior.

Mas vale destacar que os cirurgiões sempre buscam deixar as cicatrizes menos evidentes possíveis, para que os pacientes não se sintam desconfortáveis ao usar roupas de banho, por exemplo.

Informações relevantes

Abdominoplastia valor depende de fatores como honorários do cirurgião e do hospital, medicamentos e anestesia necessária e exames necessários. Mas em média, a abdominoplastia custa de R$ 3.000 à R$ 12.000.

A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Tenha em mente que a cirurgia de abdominoplastia têm riscos como cicatrizes desfavoráveis, sangramento (hematoma), infecção, acúmulo de líquido (seroma), riscos anestésicos, má cicatrização, necrose da pele, despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado, assimetria e possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

Vale destacar que após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *