Cirurgia Plástica no Nariz: o que devo saber?

Hoje vou falar de um assunto que interessa muito as pessoas desse blog.

Vou falar sobre a cirurgia plástica no nariz.

Muitas pessoas estão buscando sobre esse tipo de cirurgia e se deparam com muita pouca informação.

Sobre a cirurgia

Cirurgia Plástica no Nariz

A cirurgia do nariz é chamada de rinoplastia.

Essa cirurgia é indicada para correção estética do nariz e melhorar problemas funcionais como o desvio de septo.

Essa cirurgia é feita especialmente por pessoas que estão insatisfeito com o formato natural do nariz, com a rinoplastia é possível aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é com os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

Tipos de rinoplastia

Basicamente existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta e fechada. Embora alguns médicos prefiram a técnica aberta porque ela permite uma melhor avaliação do osso e da cartilagem nasais, ambos os tipos de procedimentos podem produzir resultados excelentes.

A rinoplastia aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. O procedimento de rinoplastia aberta pode durar cerca de duas a quatro horas. Antes do início do procedimento, a área a ser operada será limpa e um anestésico será administrado.

Já na rinoplastia fechada o cirurgião realiza a cirurgia às “cegas”, através de um túnel formado até a região do nariz a ser alterada. As incisões ficavam todas dentro do nariz. Os pontos positivos desse procedimento é a recuperação é mais rápida, já que não foram feitas incisões.

Além disso, durante a cirurgia de rinoplastia fechada o cirurgião saberá como o nariz ficará depois da cirurgia.

Desvio de septo

Existem também a cirurgia de nariz – desvio de septo. Ela é conhecida pelo nome de septoplastia.

Caso você não saiba, o septo nasal é a estrutura que divide por dentro as duas fossas nasais. Quando por algum motivo o septo não está centrado ele se torna um obstáculo para a passagem de ar, dificultando a respiração.

É importante alertar que nem todo mundo que possui desvio de septo deve fazer a cirurgia. Somente com uma análise detalhada do médico que é possível identificar se o paciente deve ou não operar.

Escolhendo o cirurgião

É muito importante na hora de escolher um cirurgião que ele seja especialista em cirurgia plástica no nariz.

Além disso, você deverá se atentar se o profissional participa de congressos e eventos sobre rinoplastia. Com isso você garante que o cirurgião está 100% atualizado.

Além disso, o cirurgião deve estar registrado na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *